x
Visto em: Cicerone Group
Primeiro é preciso verificar a região onde estão aparecendo os focos e fazer as seguintes considerações:
- Manchas no piso, rodapé e parte baixa da parede: pode ser sinal de que a umidade é proveniente da capilaridade. Ou seja, a falta de impermeabilização no alicerce está fazendo com que a água do solo penetre através das estruturas. Neste caso será preciso ação de um profissional para tratar as estruturas internamente com a ajuda de processos, ferramentas e produtos específicos.
- Manchas na parte alta da parede e teto: neste caso a causa pode ser uma goteira, infiltração da água da chuva no telhado, falta de impermeabilização da laje ou calhas danificadas. Para solucionar este problema deve-se agir no foco em concreto, substituindo telhas, trocando e aplicando silicone nas calhas ou impermeabilizando a laje, por exemplo.
- Manchas no meio das paredes, próximas a saídas de água ou em paredes que separam o banheiro e a cozinha: são características de vazamentos nos encanamentos. A solução aqui consiste em quebrar a parede, substituir ou vedar os encanamentos e posteriormente reconstituir, rebocar e pintar a superfície novamente.
- Manchas em portas, janelas, trincas e frestas: podem ser decorrentes da ação da água da chuva que penetra pelas aberturas gerando umidade e a aparição de mofo. A solução é vedar as tricas com selantes de silicone, adesivos plásticos ou poliuretano. E, em casos mais graves, quebrar e refazer a parede afetada.